A área de Arquitetura e Urbanismo está crescendo em demanda: é o que mostram pesquisas realizadas pelo Serviço de Informações e Comunicação do CAU. Segundo os estudos, ocorreu um aumento de 12% na procura por profissionais da área após o período de pandemia.
Neste blog post, falaremos um pouco mais sobre Arquitetura e Urbanismo, mostrando as suas principais áreas de atuação, como está o mercado atualmente e o que os futuros arquitetos aprendem na faculdade.
Vamos lá?
O que você verá neste post:
Boa leitura!
Ao fazer o curso de Arquitetura e Urbanismo, você perceberá que existem muitas áreas de atuação que podem ser exploradas pelos profissionais, sendo importante escolher aquela que melhor se encaixa com seus gostos e habilidades.
Veja, a seguir, algumas carreiras que podem ser seguidas:
Sendo uma das mais conhecidas, a arquitetura residencial é a área em que o profissional cria projetos e design de edifícios e residências, incluindo condomínios, apartamentos, habitações de luxo, etc.
Já na arquitetura comercial, os projetos são voltados para espaços comerciais, como shoppings, lojas, hotéis, restaurantes e escritórios. O foco está em criar ambientes funcionais ou que atraiam clientes.
Neste tipo de arquitetura, são desenvolvidos projetos para ambientes industriais, como fábricas, plantas de produção e armazéns. Esses tipos de locais precisam ser planejados de maneira a facilitar o fluxo de produção e, ao mesmo tempo, garantir a segurança dos colaboradores.
Os profissionais que seguem carreira na Arquitetura sustentável focam em criar projetos que promovem a sustentabilidade ambiental por meio da utilização de materiais eco-friendly, eficiência em consumo de energia, estruturação que considere ventilação natural e orientação solar do local, etc.
Como falamos no começo deste post, a procura por profissionais das mais diversas áreas da Arquitetura e Urbanismo está crescendo, principalmente após o período de pandemia, e isso se deve a uma série de fatores:
A cada ano, as cidades se expandem cada vez mais e, por conta disso, também aumenta a demanda por planejamento urbano, para que as cidades consigam comportar as novas moradias, mercados e indústrias que vão se instalando na região.
Além disso, processos como o próprio crescimento populacional nas cidades, urbanização acelerada e até mesmo mudanças climáticas pedem por um planejamento urbano para que a cidade possa se adaptar a essas mudanças.
A sustentabilidade urbana também tem sido cada vez mais requerida e, para tal, é importante contar com profissionais de Arquitetura e Urbanismo que possam criar projetos mais amigáveis ao meio-ambiente.
Saber a expectativa salarial ao trabalhar na área de Arquitetura e Urbanismo é algo que muitos estudantes querem saber. A verdade é que, sim, é possível ganhar bem nesse ramo. Veja, a seguir, algumas das profissões mais bem remuneradas:
O valor de um projeto arquitetônico varia conforme diversos fatores, sendo um deles a sua complexidade. Assim, arquitetos que lideram obras complexas e grandes, como arranha-céus, edifícios de alto padrão ou projetos governamentais podem ganhar uma boa grana.
Fazer projetos de luxo para clientes com alto poder aquisitivo também é uma maneira de ter uma boa remuneração trabalhando como arquiteto. Ter esse tipo de projeto no portfólio pode levar algum tempo, sendo importante adquirir uma boa experiência para conseguir a confiança e autoridade neste segmento.
O segmento de Arquitetura voltada para instalações da área de saúde também é um caminho profissional promissor, já que é crescente a demanda por profissionais especializados em projetar instalações do ramo, como clínicas e hospitais.
A faculdade de Arquitetura e Urbanismo dura cerca de 5 anos. Nela, o estudante terá acesso a conhecimentos práticos e teóricos necessários para planejar, projetar e construir edifícios, espaços urbanos, entre outros projetos arquitetônicos.
Saiba um pouco do que é visto durante a graduação nessa área:
O currículo acadêmico deste curso é dividido em diferentes áreas de estudo, incluindo disciplinas como teoria da Arquitetura, desenho arquitetônico, história da Arquitetura, planejamento urbano, estruturas, tecnologia da informação aplicada à Arquitetura, construção, entre outras. As matérias abrangem tanto aspectos teóricos quanto práticos da profissão.
Outra parte significativa do curso é dedicada ao desenvolvimento de habilidades de desenho e projeto. Os estudantes realizam projetos de diferentes escalas, desde desenhos arquitetônicos e projetos urbanos, além de aprenderem a utilizar software de desenho assistido por computador (CAD) e modelagem 3D.
Os estudantes estudam a história da Arquitetura e a teoria por trás dos projetos arquitetônicos. Dessa forma, eles compreendem o contexto cultural e histórico dos edifícios e espaços urbanos.
Quer conhecer mais sobre a área e como é o curso de Arquitetura e Urbanismo da FMU? Baixe gratuitamente o nosso e-book!