Blog FMU

Curso de Medicina Veterinária: como é? Saiba tudo agora!

Written by FMU | Sep 15, 2023 5:19:01 PM

Não é novidade alguma que na hora de escolher uma graduação, muitas dúvidas surgem no meio caminho. E se você quer investir no curso de Medicina Veterinária, é provável que já tenha suas próprias perguntas também.

 

Afinal, qual a duração? Quais as matérias? Como funciona a faculdade? Ufa! A lista de perguntas é grande, mas neste post você encontrará a resposta para todas elas. 

 

O que você vai ver no post:

 

 

Continue a leitura e descubra tudo sobre a graduação, o perfil do estudante de Medicina  Veterinária e as inúmeras possibilidades de atuação nesta área. 

 

Vamos lá?

 

Qual a duração da faculdade de Medicina Veterinária?

Uma das dúvidas mais comuns é a respeito da duração do curso de Medicina Veterinária e para esclarecer de uma vez por todas, já anota aí: a graduação leva em média cinco anos.

 

Ou seja, são dez semestres, totalizando uma carga horária de 4.123, os quais são divididos entre aulas teóricas, vivências práticas, estágios supervisionados, atividades extensionistas e complementares, e o trabalho de conclusão de curso, mais conhecido como TCC.

 

O que esperar do curso de Medicina Veterinária?

Se você está se perguntando se o curso de Medicina Veterinária é difícil ou como será a sua rotina na faculdade, podemos adiantar que será um período de muita prática e experiências incríveis!

 

Com uma grade curricular integrada e interdisciplinar, a graduação em Medicina Veterinária tem uma metodologia teórica-prática e engloba diversas disciplinas relacionadas às áreas da ciência, biologia e saúde animal.

 

O principal objetivo é formar, ao longo de cinco anos, profissionais generalistas capazes de atuar nas mais diversas áreas da Medicina Veterinária no mercado de trabalho.

 

 

Como é a grade curricular do curso de Medicina Veterinária?

Antes de respondermos esta pergunta, você precisa ter em mente que o setor de Medicina Veterinária vai muito além dos cuidados com os animais de estimação.

 

Pensando nisso, o curso de bacharelado engloba todas essas possibilidades de atuação. Com um currículo composto por competências gerais e específicas, a faculdade visa formar profissionais mais completos e preparados. 

 

Mas, como isso funciona na prática? Ao decorrer da graduação, você conquistará um amplo conhecimento sobre a saúde dos animais, tanto domésticos como silvestres. 

 

Durante os dez semestres, os estudantes contarão com matérias teóricas, como anatomia, genética, nutrição animal, farmacologia, ética e bem-estar animal. Além disso, também terão acesso às aulas práticas para uma vivência e preparação maior da sua futura profissão.

 

A grade curricular ainda contempla matérias sobre animais de pequeno, médio e grande porte, além da produção animal, medicina veterinária preventiva, saúde animal, saúde pública e outras diversas competências específicas da profissão.

 

Por fim, nos últimos semestres, a grade curricular é dedicada aos estágios e trabalho de conclusão de curso.

 

Quais as oportunidades de atuação do Médico Veterinário?

Quando se trata do mercado de trabalho, não poderíamos deixar de citar um dos setores que mais cresce no país e no mundo: o mercado de pets.

 

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), em 2022, o Brasil foi um dos países que mais faturou no mercado de pets, ficando em terceiro lugar no ranking mundial, atrás somente dos Estados Unidos e da China. 

 

Ao total, foram cerca de R$ 41,9 bilhões de faturamento, um crescimento de 17,2% em relação ao ano anterior. Como consequência deste boom no setor, o número de vagas e a demanda por profissionais capacitados cresceram expressivamente nos últimos anos.

 

Possibilidades na área da Medicina Veterinária

Mas não se engane, a Medicina Veterinária não se resume somente aos pets, clínicas ou consultórios. Com um mercado aquecido, as possibilidades, tanto no setor público como no privado, são muitas para quem sonha em seguir nesta carreira. 

 

Conforme o Conselho Federal de Medicina Veterinária, atualmente existem mais de 80 áreas de atuação, como, por exemplo:

 

  • Clínica;
  • Cirúrgica,
  • Anestésica;
  • Laboratorial;
  • Pesquisa;
  • Responsabilidade técnica;
  • Comércio; 
  • Medicamentos veterinários;
  • Perícia técnica, criminal, judicial e administrativa;
  • Auditoria;
  • Consultoria;
  • Fiscalização e inspeção;
  • Acadêmica;
  • Planejamento de produção;
  • Alimentação em piscicultura;
  • Marketing de produtos destinados para uso animal;
  • Entre outras.

 

Tendências na Medicina Veterinária: quais os setores mais promissores?

Diante de uma lista tão grande de possibilidades, a grande questão é: quais destas áreas são mais promissoras para os próximos anos?

 

Você já sabe que este é um mercado aquecido como um todo, mas é claro que algumas profissões têm uma previsão de maior crescimento e se você está pensando no futuro, vale a pena anotar.

 

Como mostra uma pesquisa feita pela SimplesVet, as três principais áreas promissoras  para o futuro são as relacionadas com animais de grande porte, vigilância ambiental e a medicina epidemiológica. 

 

Qual o perfil do estudante de Medicina Veterinária? 

É apaixonado por animais e pela área da saúde? Então, o bacharelado em Medicina Veterinária é o curso certo para você! 

 

Essas duas características são essenciais para quem pensa em investir nesta graduação, no entanto, não são os únicos atributos que compõem o perfil do futuro Médico Veterinário. 

 

Além do amor por animais, tanto domésticos como silvestres, geralmente os alunos desta área possuem interesse em anatomia, fisiologia, biologia e o estudo das diferentes espécies.

 

Também são pessoas observadoras, que gostam de trabalhar em equipe, com inovação e de forma multidisciplinar, sempre com foco na saúde pública. 

 

Entre as características que formam este estudante, ainda se destacam: curiosidade científica, empatia, comprometimento, ética profissional, espírito investigativo e a capacidade de tomar decisões, mesmo em situações onde estejam sob pressão.

 

Você tem alguma dessas características ou todas elas? Isso é um bom sinal, pois significa que você está no caminho certo para ser um Médico Veterinário. 

 

Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre a sua futura carreira? Então confira o nosso e-book gratuito a respeito da graduação em Medicina Veterinária e descubra tudo o que nunca te contaram sobre a profissão.