Não é de hoje que as pessoas têm uma visão limitada do curso de Fisioterapia. Muitas ainda acreditam que se trata apenas de reabilitação, quando, na verdade, vai muito além disso. O curso estuda, diagnostica, previne e trata disfunções cinético-funcionais em órgãos e sistemas do corpo humano, e sempre com o objetivo de manter ou desenvolver a capacidade física e funcional do paciente. Ficou curioso para saber mais sobre essa área da saúde? Então leia nosso artigo e descubra mais sobre a jornada do curso!
A Fisioterapia é uma profissão da área da saúde voltada para a prevenção, tratamento e reabilitação de disfunções físicas e funcionais do corpo humano. Seu objetivo é promover a mobilidade, funcionalidade e bem-estar dos pacientes. Além do tratamento, a Fisioterapia também desempenha um papel na prevenção de lesões e na promoção de hábitos de vida saudáveis.
Como funciona o curso de Fisioterapia?
O curso prepara os estudantes para se tornarem profissionais especializados em prevenir, diagnosticar e tratar distúrbios físicos e funcionais do corpo humano. Com duração média de quatro anos, dependendo da instituição de ensino, a graduação é composta por disciplinas teóricas e práticas, nas quais os alunos estudam anatomia, fisiologia, biomecânica, neurologia, patologia e outras disciplinas relacionadas à área.
Após a conclusão do curso, o profissional precisa estar registrado no conselho responsável (CREFITO) para exercer legalmente suas atividades. Além disso, pode optar por se especializar em uma ou mais áreas, de acordo com seus interesses e objetivos de carreira.
Quais áreas de atuação?
Os profissionais em Fisioterapia têm uma ampla variedade de áreas de atuação e podem trabalhar em diversos contextos, atendendo diferentes tipos de pacientes e condições. Confere algumas áreas mais bem pagas:
Fisioterapia Respiratória: Melhora a capacidade respiratória de pacientes com doenças pulmonares.
Fisioterapia Traumato-Ortopédica: Trata lesões nos ossos, músculos. Como fraturas, entorses, lesões na coluna e pós-operatórios.
Fisioterapia Esportiva: Previne lesões de atletas ou praticantes de atividades físicas, promovendo a recuperação e bom desempenho.
Fisioterapia do Trabalho: Atua na prevenção e tratamento de lesões relacionadas ao ambiente de trabalho, além de promover a ergonomia.
Fisioterapia Intensivista: Atende pacientes em estado grave, geralmente em UTI, auxiliando na recuperação de funções motoras e respiratórias.
Fisioterapeuta Osteopata: Utiliza técnicas manuais para tratar disfunções do corpo como um todo, buscando o equilíbrio entre músculos, ossos e órgãos.
Faça o download do nosso E-book sobre Fisioterapia e tenha uma visão completa do curso. Descubra o futuro acadêmico brilhante que está te esperando!