Estudar para o ENEM por si só, já é um grande desafio, e se por algum motivo, você deixou para a última hora, a estratégia é se organizar o máximo possível.
A saber, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma das provas mais importantes do Brasil, e para ter um bom desempenho no exame, é importante seguir algumas dicas de estudo.
Pensando nessa situação, reunimos as melhores dicas de como começar a estudar para o ENEM, a fim de guiar você rumo à conquista dos seus objetivos acadêmicos.
O que você vai ver no post:
Se você tem pouco tempo para estudar para o ENEM, mas o que mais deseja é ingressar em um curso de graduação com uma boa nota, não se desespere. Há algumas dicas de como estudar para o ENEM de forma a aproveitar melhor o seu tempo e se preparar para a prova.
Geralmente, as pessoas respondem a essa questão considerando os benefícios que são conquistados após a aprovação, mas a maior razão que deve ser levada em conta é a transformação do indivíduo, concorda?
Logo, a importância de estudar para o ENEM vai muito além do desejo de uma graduação, como a vontade de mudar de vida e encarar novos desafios nessa nova jornada, que pede um comportamento mais maduro.
Em outras palavras, estudar para o ENEM é mais gratificante do que se imagina!
Como todo bom planejamento, é fundamental que o candidato conheça a estrutura da prova, a fim de se familiarizar com o conteúdo e se programar para seus estudos.
Assim sendo, o ENEM é composto por 180 questões, distribuídas entre 4 áreas de conhecimento:
A aplicação da prova do ENEM é dividida em duas etapas, sendo que o primeiro dia é reservado para a redação, Linguagens e Códigos e Ciências Humanas.
No segundo dia de prova, o candidato irá responder às questões relacionadas às Ciências da Natureza e Matemática.
Conhecendo a estrutura da prova, fica mais fácil dividir o tempo de estudos, conciliando com as demais atividades do seu dia a dia.
Escolha os horários e as matérias de cada dia. Dê mais atenção às áreas mais difíceis e importantes da prova do ENEM.
De acordo com os dias da semana e horas disponíveis, faça um cronograma de estudos que consiga realizar, garantindo o conhecimento necessário para as competências da prova.
Uma das dicas para começar a estudar o ENEM e obter êxito, sem dúvida, é ter uma boa rotina alimentar.
Do café da manhã até o jantar, inclua alimentos naturais, adquirindo vitaminas e minerais que colaborem para a sua saúde e imunidade, o que resultará em uma boa performance nos dias de prova.
E se pararmos para pensar, essa é uma das dicas de como estudar para o ENEM que pode ser utilizada em todos os momentos da vida, inclusive na fase universitária.
Se sentir dificuldade de montar um prato saudável nas refeições, procure ajuda de um nutricionista para te ajudar nesse desafio, pois vale a pena!
VEJA TAMBÉM:
Estudar para o ENEM sozinho pode ser um desafio, mas também uma oportunidade de desenvolver sua autonomia e disciplina.
Para te ajudar nesta jornada, reunimos as melhores dicas para estudar para o ENEM que podem fazer a diferença na hora da prova.
Tirar a nota máxima na redação do ENEM é o desejo de todos os candidatos, e uma forma de melhorar a sua escrita é buscando na internet versões digitalizadas de quem obteve êxito nesta área de conhecimento.
Essa é uma das dicas para estudar para o ENEM sozinho, de forma precisa, já que a redação nota 1000 digitalizada vem com comentários feitos pelos avaliadores.
E se você deixou para estudar na última hora, analise umas três redações, desde a compreensão do tema, domínio da língua portuguesa, organização das informações e proposta para a solução.
Um item importante para incluir no cronograma de estudos, são as provas e gabaritos das edições anteriores.
Ao estudar as provas anteriores, você se acostuma com o formato do exame e conhece os temas mais frequentes.
Estudar para o ENEM é um processo que exige dedicação e disciplina e se por algum motivo você não conseguiu estudar, simplesmente aceite essa situação, sendo essa a mais importante das dicas para quem deixou para estudar para última hora.
Se controlar os pensamentos é um desafio para você, fazer terapia pode ser uma solução incrível que vai te ajudar a ter foco em vários momentos da vida, melhorando seu bem-estar.
Para quem não tem a companhia dos amigos e professores, essa é uma das melhores dicas para estudar para o ENEM sozinho, pois ajuda a aumentar a confiança e evita que a ansiedade tire o foco do propósito.
Saber o que não fazer no exame também é importante, e aqui vão algumas dicas do ENEM para quem não estudou e quer tirar uma boa nota, evitando achismos:
Por fim, nesse momento final, que é a realização da prova, nada é mais vantajoso que manter-se no controle das emoções, buscando encontrar uma solução, não esquecendo de seu propósito maior, que é um curso de graduação com bolsa de estudos.
Agora é com você: aproveite essas dicas de como começar a estudar para o ENEM e prepare-se para o primeiro passo da sua vida universitária!
Ainda está com dúvidas? Leia esse post sobre Dicas para o ENEM: 20 orientações para o dia da prova.